Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rússia sem alternativas claras para investir reservas após sanções

Elvira Nabiullina, a governadora do banco central da Rússia, admitiu que a instituição financeira não encontrou alternativas claras às principais reservas mundiais de divisas, após as sanções que enfrenta devido à guerra na Ucrânia.

Bloomberg
18 de Abril de 2022 às 13:25
  • ...

A governadora do banco central da Rússia, Elvira Nabiullina, admitiu esta segunda-feira que o país ainda não encontrou "alternativas claras" para investir além das principais moedas mundiais após as sanções. O país liderado por Vladimir Putin está a enfrentar sanções económicas por parte do Ocidente, como forma de condenar a invasão à Ucrânia. 


Desta forma, conforme explicou a governadora do banco central russo num comité parlamentar, nota a Bloomberg, o país está agora limitado apenas à moeda chinesa e ao ouro. 


Com o Banco da Rússia sem alternativas concretas, a governadora notou que ainda é cedo para tirar lições sobre aquilo que a Rússia poderia ter feito de outra forma. "Temos de olhar para o futuro, mas neste momento estou a ter dificuldade em dar sugestões específicas", indicou a líder do Banco da Rússia. "A lista de países que está a emitir reservas líquidas de moedas é limitada e são eles que tomaram medidas hostis e nos limitaram o acesso", acrescentou. 


As restrições impostas ao Banco da Rússia determinam que não pode intervir no mercado para defender o rublo, por exemplo. 


Questionada nesta ocasião sobre se o banco pretende retaliar contra países que bloquearam ativos russos, Nabiullina diz que essa opção está em cima da mesa, indicando que está "certamente a planear ações legais do género". Ainda assim, frisou que estas ações "têm de ser pensadas de forma cuidadosa e precisam de ser justificadas para terem o resultado pretendido".

Ver comentários
Saber mais Ucrânia Rússia Elvira Nabiullina Banco da Rússia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio