Notícia
Regulador suíço investiga eventuais manipulações de taxas de câmbio
O regulador de mercado da Suíça está a investigar “várias” instituições financeiras helvéticas. Em causa está a possível manipulação de taxas de câmbio.
A Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro Suíço (Finma) está a investigar “várias” instituições financeiras devido a uma possível manipulação de taxas de câmbio.
Segundo a Bloomberg, que sita o comunicado oficial, o regulador helvético “está em estreita cooperação com as autoridades de outros países na medida em que vários bancos por todo o mundo podem estar potencialmente envolvidos”. O regulador não pretende, contudo, avançar com mais informações sobre este tema, esclarece ainda a Finma.
A BBC escreve que esta notícia surge na sequência de, em Junho, o regulador britânico ter avançado que estava a analisar se “traders” teriam manipulado a taxa de câmbio de referência de forma a aumentar os lucros. Depois seguiu-se uma investigação da Bloomberg que revelou que agentes de mercado partilhavam informações e utilizavam as ordens dos clientes para movimentar as taxas.
O regulador britânico, detalha a BBC, não comunica oficialmente as investigações que desenvolve, apenas as acções que aplica, adiantou que “está consciente das alegações e tem estado a conversar com as partes interessadas”.