Notícia
Queda das «commodities» pressiona bolsas nos EUA
As praças norte-americanas seguiam a recuar, com os títulos de empresas como a Exxon e a BHP Billiton a serem pressionados pelas quedas dos preços dos metais preciosos e do petróleo nos mercados internacionais. O Dow Jones cedia 0,15% e o índice compósito
As praças norte-americanas seguiam a recuar, com os títulos de empresas como a Exxon e a BHP Billiton a serem pressionados pelas quedas dos preços dos metais preciosos e do petróleo nos mercados internacionais. O Dow Jones cedia 0,15% e o índice compósito Nasdaq recuava 0,32%.
O índice industrial Dow Jones [indu] seguia a recuar para os 11.364,4 pontos e o índice compósito Nasdaq [ccmp] cotava nos 2.236,62 pontos.
Na sessão de hoje, o West Texas Intermediate (WTI) [cl1], transaccionado em Nova Iorque, seguia a descer 2,82% para os 70,01 dólares, e em Londres, o barril de «brent» [co1] desvalorizava 2,64% para os 70,41 dólares.
A queda dos preços do petróleo levava os títulos da maior companhia petrolífera do mundo cotada em bolsa, a Exxon Móbil, a desvalorizar 1,01% para os 61,61 dólares.
Para além dos preços do «ouro negro», também os restantes metais precioso, como o cobre, o ouro, a prata e o zinco, estão hoje a desvalorizar, depois dos novos máximos atingidos na semana passada.
Em reacção à queda dos preços das «commodities», empresas como a BHP Billiton e a Newmont Mining registavam quedas de 5,15% e 4,12%, respectivamente.
O Golden West Financial, que na semana passada acordou a compra do Wachovia por 26 mil milhões de dólares, seguia a desvalorizar 0,34% para os 73,93 dólares, depois do Citigroup ter cortado a sua recomendação para a instituição de «comprar» para «manter».
No índice tecnológico, o destaque vai para as acções da Motorola que caía 1,25% para os 21,37 dólares e da Qualcomm, que cediam 1,02% para os 48,50 dólares.