Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT, EDP e banca animam bolsa nacional

A bolsa nacional valorizava impulsionada pela Portugal Telecom e pela Energias de Portugal. O PSI-20 avançava 0,37% também com o contributo da banca, numa sessão em que o BPI renovou o máximo de 1999 e em que o BES beneficiava da divulgação dos resultados

03 de Fevereiro de 2006 às 12:22
  • ...

A bolsa nacional valorizava impulsionada pela Portugal Telecom e pela Energias de Portugal. O PSI-20 avançava 0,37% também com o contributo da banca, numa sessão em que o BPI renovou o máximo de 1999 e em que o BES beneficiava da divulgação dos resultados relativos a 2005.

O principal índice da bolsa nacional cotava nos 8.817 pontos, com nove acções a subir, oito em queda e três inalteradas.

A Portugal Telecom [ptc] subia 0,99% para os 8,17 euros depois de ontem ter perdido mais de 3% arrastada pelo sector a nível europeu. Segundo um operador de mercado contactado pela agência Reuteurs, a PT deverá seguir o exemplo de algumas operadoras europeias e rever em baixa as estimativas de resultados para este ano.

No entanto, o Santander reiterou a recomendação de «comprar» para a Portugal Telecom porque considera que o anúncio de «profit warning» da PT é «improvável no curto-prazo». Para o banco de investimento, apesar de acreditar que a «situação operacional da empresa é fraca e que o negócio doméstico da rede fixa poderá piorar em 2006», a «tendência nos utilizadores da rede móvel no mercado brasileiro sugere que poderemos ver uma melhoria nas margens da Vivo, de facto, as subsidiárias da operadora móvel no Brasil registaram uma evolução impressionante em Janeiro».

A Energias de Portugal [edp] somava 1,11% para os 2,73 euros. A venda da participação de 2% que a Brisa [brisa] detinha na EDP por 197,6 milhões de euros é «positiva» para ambas as empresas, segundo as várias notas de «research» das casas de investimento. O desinvestimento da concessionária de auto-estradas na eléctrica poderá levar a empresa a concentrar-se no seu principal sector de actividade.

No entanto, as acções da concessionária travavam maiores ganhos com uma queda de 1,39% para os 7,08 euros.

Do lado dos ganhos, de sublinhar ainda as acções da banca que, à excepção das do banco Comercial Português [bcp] que seguiam inalteradas nos 2,45 euros, também contribuíam para a tendência do PSI-20. O Banco Espírito Santo [besnn] avançava 0,67% para os 13,54 euros depois de ontem ter divulgado que os seus lucros subiram 85% em 2005, para um valor que ficou em linha com as estimativas mais elevadas dos analistas, 280,5 milhões de euros.

O Banco BPI [bpin] também valorizava 0,48% para os 4,23 euros depois de ter renovado máximos de 1999 nos 4,25 euros. A Sonae SGPS [son] ganhava 0,85% para os 1,19 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio