Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSI20 ultrapassa os 12.000 pontos e Bolsas europeias atingem novos máximos

O índice do Porto composto pelas 20 empresas com maior capitalização bolsista e liquidez, iniciou a sessão de hoje nos 12.014 pontos registando uma valorização de 0,77%, tendo no entanto o máximo...

27 de Dezembro de 1999 às 12:32
  • ...
O índice do Porto composto pelas 20 empresas com maior capitalização bolsista e liquidez, iniciou a sessão de hoje nos 12.014 pontos registando uma valorização de 0,77%, tendo no entanto o máximo do ano sido alcançado em Janeiro, quando o PSI20 atingiu os 12.206 pontos. De resto, um pouco por toda a Europa os principais índices atingem máximos históricos.

As telecomunicações e os títulos ligados de alguma maneira com a Internet «são sem dúvida os responsáveis pelos valores alcançados» referiu um operador contactado pelo Canal de Negócios. No PSI20 em particular, tiveram um grande peso nesta performance «a Telecel e a Portugal Telecom (PT)». A PT Multimedia, que integrará este índice a partir do início do próximo ano, « verificou uma subida “estrondosa” também influenciada pelo peso que terá no PSI20 e ainda pela reduzida quantidade de papel em circulação», adiantou o mesmo operador.

Para o mesmo operador a Sonae SGPS está também englobada neste grupo responsável pela performance dos índices nacionais. As fortes valorizações desta «holding» de Belmiro de Azevedo devem-se às empresas que detém no sector das telecomunicações, a Optimus e a Sonae.com e ainda das sinergias que advirão da possível fusão com o grupo Jerónimo Martins.

As praças europeias atingiram hoje novos máximos históricos «num movimento típico de final de ano, em que os investidores “vão às compras”, antecipando as tendências para o novo ano» explicou outro operador. Assim, os principais títulos responsáveis pelas subidas «nacionais, europeias e mesmo mundiais são sem dúvida os títulos ligados às telecomunicações e à Internet».

Deste modo, o IBEX atingiu esta manhã o máximo nos 11.820 pontos, tendo o CAC40 atingido o seu recorde ao alcançar os 5.922 pontos. O DAX, após uma semana sem precedentes com oito subidas consecutivas, atingia os 6.992 pontos, outro máximo histórico. Londres, que está hoje encerrada devido a feriado, alcançou o seu máximo na passada sexta-feira, ao chegar aos 6.815 pontos.

Nova Iorque encerrou a semana da melhor forma, com os seus principais índices a alcançarem recordes, tendo o Nasdaq ultrapassado os 4.000 pontos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio