Notícia
Procura por dívida verde espanhola supera 12 vezes a oferta
Forte apetite dos investidores levou o juro a recuar ao longo do período da operação. O país juntou-se assim a Itália, França e Alemanha, que realizaram emissões de dívida verde semelhantes este ano.
A emissão de obrigações com prazo em outubro de 2040 recebeu forte interesse dos investidores. Captou uma procura de cerca de 60 mil milhões de euros, ou seja, 12 vezes superior à oferta, de acordo com dados da Bloomberg.
Espanha juntou-se assim a Itália, França e Alemanha, que realizaram emissões de dívida verde semelhantes este ano. Estas operações foram as principais responsáveis para que o montante de obrigações sindicadas na Europa tenha atingido recordes no arranque de 2021. O Reino Unido está também a preparar leilões de dívida verde, enquanto Portugal sinalizou essa intenção em 2017, mas nunca avançou com um plano concreto.
Apesar de o mercado de dívida verde ter sido iniciado e expandido por privados, os soberanos têm ganhado espaço e o Tesouro de França tornou-se o maior emitente de sempre com três operações a totalizarem os 10,9 mil milhões de euros. Segundo dados da Climate Bonds Iniciative, a colocação de Espanha entra diretamente para o top 10 das maiores de sempre.
A União Europeia (UE) anunciou igualmente esta terça-feira que vai avançar já em outubro com os primeiros leilões de dívida verde para financiar a retoma. O objetivo da instituição é emitir até 250 mil milhões de euros em títulos verdes até o final de 2026 vai tornar-nos o maior emissor de títulos verdes do mundo.