Notícia
Presidente da Reserva Federal de Chicago prevê subida dos juros nos EUA
Michael Moskow, presidente da Reserva Federal de Chicago, espera um aumento da taxa de juro de referência por parte do Banco da Reserva Federal de Nova Iorque. Segundo o mesmo, esta medida permitirá que a inflação não aumente rapidamente à medida que a ec
Michael Moskow, presidente da Reserva Federal de Chicago, espera um aumento da taxa de juro de referência por parte do Banco da Reserva Federal de Nova Iorque. Segundo o mesmo, esta medida permitirá que a inflação não aumente rapidamente à medida que a economia dos EUA vem apresentando um crescimento económico acelerado.
Moskow foi o primeiro responsável da Reserva Federal a pronunciar-se desde a reunião levada a cabo a 4 de Maio, que tinha por objectivo decidir relativamente ao rumo a aplicar à taxa de juro. Durante essa reunião, a manutenção da taxa de juro em 1% foi defendida unanimemente.
Contudo, Michael Moskow veio a público referir que a subida da taxa de juro será necessária. Apesar do aumento que se tem verificado ao nível da produtividade norte-americana possibilitar uma contenção no aumento dos custos de trabalho e uma correspondente contenção na inflação, o nível de crescimento económico que se tem registado nos EUA acabará por levar à subida do índice de preços no consumidor.
O presidente da Reserva Federal de Chicago afirmou que «neste momento, a taxa de juro é muito baixa. Não podemos manter este nível de acomodação indefinidamente».