Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preços das acções na zona euro aumentaram em Novembro

Os preços das acções na zona euro, medidos de acordo com o índice Dow Jones EURO STOXX alargado, sofreram em Novembro um aumento significativo de mais de 9%, levando a um aumento acumulado desde o...

27 de Dezembro de 1999 às 17:38
  • ...
Os preços das acções na zona euro, medidos de acordo com o índice Dow Jones EURO STOXX alargado, sofreram em Novembro um aumento significativo de mais de 9%, levando a um aumento acumulado desde o início do ano de 22%.

Segundo um relatório divulgado pelo Banco Central Europeu (BCE), este aumento rápido verificado nos preços das acções da zona euro em Novembro deveram-se, quer às influências dos aumentos dos preços das acções noutros mercados importantes, quer a factores específicos da zona euro.

Apesar dos aumentos verificados nos mercados accionistas internacionais terem proporcionado um ambiente favorável para o mercado accionista europeu, o aumento superior a 9% verificado no preço das acções da zona euro entre o fim de Outubro e o dia 1 de Dezembro de 1999 indica que «a evolução foi influenciada por outros factores. Em particular, as principais influências que a sustentaram terão sido outras indicações de melhores perspectivas económicas para a área euro e ainda a diminuição das expectativas de inflação de longo prazo, após a decisão das subidas das taxas de juro do BCE», informa o mesmo relatório.

Em termos sectoriais, a evolução mais marcante desde o final de 1998 até Novembro deste ano, foi a rápida progressão dos preços das acções no sector das tecnologias, com um aumento de 84% no índice do sector das tecnologias Dow Jones EURO STOXX. Esta evolução terá sido, ainda que de forma parcial, influenciada pelo aumento de igual modo forte do mesmo sector verificado nos Estados Unidos e no Japão.

O fraco desempenho das acções no sector financeiro, em particular o subsector dos seguros, segundo o BCE, poderá estar relacionado com o facto dos preços dos activos das empresas de seguros, sob a forma de obrigações terem estado, regra geral, sujeitos a pressões descendentes em 1999, enquanto os pagamentos foram, nalguns casos elevados.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio