Notícia
Preço do crude sobe com aumento da possibilidade de guerra no Iraque
O preço do crude em Nova Iorque subiu pelo terceiro dia consecutivo, para perto do máximo de dois anos, com a possibilidade do cenário de guerra no Iraque afectar o fornecimento de petróleo nos Estados Unidos.
Mohamed ElBaradei, presidente da Agência Internacional de Energia Atómica, afirmou que o Iraque continua a não cooperar com os inspectores das Nações Unidas.
O receio de uma eventual intervenção militar, aliado ao facto dos «stocks» de petróleo dos Estados Unidos estarem abaixo do nível de 2001, tem vindo a impulsionar o preço do crude.
De acordo com os analistas, uma acção militar no Iraque poderá levar à interrupção do carregamento de crude no Golfo Pérsico. Nos últimos três meses, o preço do petróleo já valorizou 33%.
Em Nova Iorque, o preço do barril de crude [CL1], para entrega em Março, subia 1,39%, para os 34,40 dólares (31,87 euros).
Em Londres, o preço do barril de «brent» [CO1], para entrega em Março, seguia nos 31,63 dólares (29,30 euros), a valorizar 0,86%.
Os Estados Unidos e o Reino Unidos estão a enviar mais de 215 mil militares para o Golfo Pérsico, para o caso de se avançar com uma acção militar contra o Iraque.