Notícia
Preço do crude cai com inspectores a permanecerem no Iraque
O preço do crude caiu com a expectativa das Nações Unidas prorrogarem o prazo de investigação de armas químicas, nucleares e biológicas dos inspectores no Iraque.
Hans Blix, chefe dos inspectores das Nações Unidas, afirmou hoje no Conselho de Segurança que o Iraque tem permitido o acesso a locais de armamento, salientando que apesar disso, Saddam Hussein terá de aumentar a cooperação.
Mohamed Elbaradei, presidente da Agência Internacional de Energia Atómica, pediu ao Conselho das Nações Unidas mais tempo para os inspectores poderem investigar a existência de armas nucleares, químicas ou biológicas no Iraque.
Em Nova Iorque, o preço do barril de crude [CL1], para entrega em Março, desvalorizava 3,09% para os 32,25 dólares (29,74 euros).
Em Londres, o preço do barril de «brent» [CO1] ou petróleo do Mar do Norte, para entrega em Março, caía 1,71%, nos 29,97 dólares (27,64 euros).
Kofi Annan, secretário-geral das Nações Unidas, disse hoje que «se eles precisam de tempo (os inspectores), deverá ser-lhes dado mais tempo para fazer o seu trabalho».