Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal receberá primeiro envio de petróleo venezuelano em Agosto

A Venezuela efectuará a partir do início de Agosto o primeiro envio de petróleo para Portugal, no âmbito dos acordos assinados em Maio último entre Caracas e Lisboa, anunciou hoje o vice-presidente da República Bolivariana da Venezuela, Ramón Carrizales.

14 de Julho de 2008 às 20:27
  • ...
A Venezuela efectuará a partir do início de Agosto o primeiro envio de petróleo para Portugal, no âmbito dos acordos assinados em Maio último entre Caracas e Lisboa, anunciou hoje o vice-presidente da República Bolivariana da Venezuela, Ramón Carrizales.

“Os acordos estão a decorrer muito bem. Já temos, inclusive, informação de que o primeiro envio de petróleo para sustentar os acordos vai realizar-se nos primeiros dias de Agosto”, disse.

Ramón Carrizales falava à agência Lusa à margem de uma reunião de trabalho com o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, de Portugal, Mário Lino, que teve lugar em La Viñeta, a residência oficial do vice-presidente da Venezuela.

Por outro lado, Carrizales precisou que “os recursos (fundos económicos) são depositados numa conta com que vamos financiando todos os projectos que estão em marcha”.

Segundo aquele responsável, os acordos entre Portugal e a Venezuela “superam os trezentos milhões de dólares” americanos e incluem “o projecto de construção de uma grande barragem, de expansão de um porto (marítimo), aquisição de alimentos, cooperação em matéria de energia e aquisição de medicamentos”.

“O ministro (Mário Lino) trouxe também um projecto de telecomunicações que está a ser analisado”, disse.

Em declarações à Agência Lusa, Mário Lino disse que na reunião de trabalho entre ambos os responsáveis participaram alguns ministros venezuelanos, principalmente da área da saúde, habitação, ambiente e energia.

“Passámos revista a todos os dossiers que fizeram parte da agenda da visita oficial do primeiro-ministro português à Venezuela, em Maio passado, e fizemos o ponto da situação da evolução de cada um dos processos”.

“Vi com muita satisfação que há um grande desenvolvimento de todos os dossiers, as coisas têm estado a correr bem, as relações quer ao nível dos ministérios quer ao nível das empresas têm-se vindo a processar, e aproveitámos este ponto da situação precisamente para detectar se havia eventualmente alguma questão que estivesse pendente ou que precisasse de alguma intervenção governamental”, disse.

Segundo Mário Lino, sobre a mesa estiveram as encomendas venezuelanas de bens alimentares, de produtos farmacêuticos e também projectos na área de infra-estruturas como “ampliação do Porto de La Guaira, o de uma barragem de 'duas bocas', o fornecimento de casas sociais e infra-estruturas para câmaras frigoríficas de peixe”.

“Todos (os projectos) estão a andar e há projectos já sob a forma de contratos que vão ser assinados muito brevemente”, vincou. Segundo Mário Lino, alguns dos acordos “estão a ser ultimados, porque nós viemos cá em Maio com o primeiro ministro José Sócrates e de Maio para cá algumas empresas tiveram que apresentar propostas que estão a ser analisadas e discutidas”.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio