Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo supera os 90 dólares e atinge novo máximo de sempre

O petróleo superou hoje os 90 dólares por barril em Nova Iorque, atingindo um novo máximo de sempre, depois do euro ter atingido o valor mais elevado da sua história face ao dólar e perante os receios de um conflito entre a Turquia e o Iraque, que têm jus

19 de Outubro de 2007 às 07:34
  • ...

O petróleo superou hoje os 90 dólares por barril em Nova Iorque, atingindo um novo máximo de sempre, depois do euro ter atingido o valor mais elevado da sua história face ao dólar e perante os receios de um conflito entre a Turquia e o Iraque, que têm justificado as escalada dos preços da matéria-prima, que esta semana tocou máximos todos os dias.

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, subia 0,10% para os 89,56 dólares, depois de ter tocado nos 90,02 dólares. Em Londres, o "brent" valorizava 0,30% para os 84,35 dólares. o máximo foi fixado nos 84,88 dólares.

O recorde do petróleo surge como consequência da alta do euro, que voltou hoje a tocar novos máximos frente ao dólar, o que está a canalizar os investimentos para as "commodities".

O mercado espera que a Reserva Federal continue a baixar as taxas de juro, para impedir um abrandamento na economia. Os investidores compraram petróleo perante a especulação de que a Fed vai reduzir os juros para impulsionar a economia norte-americana no próximo dia 31 de Outubro.

A impulsionar o crude está também o possível conflito entre Turquia e o Iraque.

O Parlamento da Turquia deu quarta-feira "luz verde" ao Governo para enviar incursões militares do exército para combater os rebeldes curdos no Norte do Iraque, um factor que levou a matéria-prima a negociar nos 89 dólares por barril em Nova Iorque.

A entrada turca no Iraque fez com que os preços da matéria-prima subissem porque o Iraque detém as terceiras maiores reservas de petróleo do mundo, e o cenário de entrada das força turcas em território iraquiano fez com que a especulação em torno de uma possível interrupção de produção aumentasse.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio