Notícia
Petróleo sobe para os 89 dólares em Nova Iorque
Os preços do petróleo atingiram um novo máximo histórico em Nova Iorque, ao tocar nos 89 dólares por barril. A subida dos preços da matéria-prima surge depois do Parlamento da Turquia ter aprovado um pedido do Governo para uma ofensiva militar contra os r
Os preços do petróleo atingiram um novo máximo histórico em Nova Iorque, ao tocar nos 89 dólares por barril. A subida dos preços da matéria-prima surge depois do Parlamento da Turquia ter aprovado um pedido do Governo para uma ofensiva militar contra os rebeldes curdos que se encontram no Norte do Iraque.
O West Texas Intermediate (WTI) [cl1], negociado em Nova Iorque, avançava 0,72% para os 88,24 dólares, depois de ter somado um máximo de 1,59% para os 89 dólares por barril. Em Londres, o "brent" [co1] subia 0,48% para os 83,95 dólares.
A medida hoje aprovada pelo Parlamento turco permite que o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, autorize investidas de uma ou mais forças militares dentro de um ano.
Este cenário provoca a escalada dos preços da matéria-prima, uma vez que a entrada da Turquia no Iraque faz com que se especule em torno de uma possível interrupção de produção do Iraque, aquele que é o país com as terceiras maiores reservas de petróleo do mundo.
Os preços da matéria-prima chegaram a desvalorizar depois ter sido divulgado um ganho acima do esperado das reservas de crude dos EUA. Os "stocks" de crude aumentaram em 1,78 milhões de barris na semana passada quando os analistas consultados pela Bloomberg apontavam para um ganho em 750 mil de barris.
No entanto, a notícia referente à Turquia reacendeu as preocupações com uma eventual escassez da matéria-prima, o que fez com que os preços do petróleo voltassem aos ganhos.