Notícia
Petróleo desce após tocar máximo das últimas três semanas
O petróleo cotou hoje nos 28 dólares, o máximo das últimas três semanas, depois do ministro do petróleo iraquiano, Thamir Ghadban, ter afirmado que o objectivo de produção a que o Iraque se propõe só será alcançado em Junho.
O crude descia 0,79% para os 27,50 dólares enquanto o brent apreciava 0,48% para os 25,25 dólares.
O restabelecimento da produção iraquiana continua a ser o factor de maior ponderação no preço da matéria prima mais utilizada em todo o mundo.
Ontem, Thamir Ghadban, ministro do petróleo iraquiano, afirmou que «o Iraque poderá não conseguir atingir a produção alvo de 1,5 milhões de barris diários até ao final de Junho». O responsável sustenta a demora com a necessidade de reconstrução de inúmeras infra-estruturas danificadas com a recente guerra.
No sentido de manter o preço do petróleo entre os 22 e os 28 dólares, a OPEP cortou a produção na última reunião realizada no passado dia 24 de Abril. Contudo, a diminuição dos «stocks» norte-americanos revelada na semana passada pelo Departamento de Energia provocou um aumento do preço do petróleo que o atraso no restabelecimento da produção iraquiana está a acentuar.