Notícia
Petróleo alivia com redução da tensão entre o Iraque e Turquia
Os preços do petróleo aliviavam hoje de valores recorde, numa altura em que se assiste a um amenizar do conflito que opõe a Turquia e os soldados curdos que estão em território iraquiano. A recuperação do dólar também está a ajudar a aliviar os preços da
Os preços do petróleo aliviavam hoje de valores recorde, numa altura em que se assiste a um amenizar do conflito que opõe a Turquia e os soldados curdos que estão em território iraquiano. A recuperação do dólar também está a ajudar a aliviar os preços da matéria-prima.
Em Nova Iorque, o crude [CL1] desvalorizava 0,92% para os 95,05 dólares, depois de no final da semana passada ter ultrapassado pela primeira vez a fasquia dos 96 dólares.
Em Londres, o "brent" [CO1] caía 0,76% para os 91,38 dólares, também a aliviar da valorização de mais de 2% registada na sexta-feira.
O primeiro-ministro turco vai encontrar-se hoje com o presidente norte-americano George W. Bush em Washington, numa tentativa de encontrar uma solução para a crise que opõe a Turquia e os cerca de 3.500 militares curdos que estão estacionados junto da fronteira no Iraque.
Os analistas estão a prever uma diminuição da tensão, um factor que tem ajudado a travar a escalada de preços da matéria-prima.
A recuperação do dólar é outro factor que está a ajudar a aliviar os preços. Esta manhã, o euro [EUR] perdia 0,17% para os 1,4480 dólares.
A queda do dólar nas últimas semanas tem ajudado à subida dos preços do petróleo, já que neste contexto a matéria-prima (denominada em dólares) fica mais barata para os países que a adquirem com outras moedas.