Notícia
Petróleo afunda 2% com abrandamento da economia dos EUA
O preço do barril de petróleo seguia a desvalorizar mais de 2% nos mercados internacionais, depois de ter sido divulgado que o ritmo de crescimento da economia norte-americana abrandou no segundo trimestre do ano, indiciando uma redução na procura da maté
O preço do barril de petróleo seguia a desvalorizar mais de 2% nos mercados internacionais, depois de ter sido divulgado que o ritmo de crescimento da economia norte-americana abrandou no segundo trimestre do ano, indiciando uma redução na procura da matéria-prima.
O West Texas Intermediate (WTI) [cl1], negociado em Nova Iorque, descia 2% para os 73,05 dólares, enquanto que em Londres, o barril de «brent» [co1] deslizava 1,92% para os 73,57 dólares, tendo chegado já a cair 2,27% na sessão de hoje.
A provocar a queda acentuada dos preços da matéria-prima nos mercados internacionais está o facto de hoje, ao início da tarde, ter sido divulgado nos EUA que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu a um ritmo anual de 2,5% de Abril até Junho, o que compara com o ritmo anual de 5,6% verificado nos primeiros três meses do ano.
Este abrandamento da economia dos EUA, já anteriormente sinalizado por Ben Bernanke perante o Senado e no «livro bege» da Fed, vem assim indiciar uma redução na procura da matéria-prima.
Para além disso, o mercado está também a reagir ao pedido de cessar-fogo feito pela secretária de estado norte-americana Condoleeza Rice no conflito que opõe desde 12 de Julho o estado de Israel e as forças do Hezbollah no Líbano.