Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP promete «estabilidade» dos preços do petróleo; admite aumentar produção

A OPEP afirmou hoje que está empenhada em garantir a estabilidade dos preços do petróleo, podendo aumentar a sua produção para atingir esse objectivo, caso necessário, depois dos EUA terem sido hoje alvo de vários ataques terroristas.

11 de Setembro de 2001 às 19:46
  • ...
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) afirmou hoje que está empenhada em garantir a estabilidade dos preços do petróleo, podendo aumentar a sua produção para atingir esse objectivo, caso necessário, depois dos Estados Unidos (EUA) terem sido hoje alvo de vários ataques terroristas.

«Todos os países membros (da OPEP) permanecem empenhados na continuação da sua política de consolidar a estabilidade e de assegurar que existem reservas suficientes para satisfazer as necessidades do mercado», afirmou o secretário-geral do cartel, Ali Rodriguez, num comunicado divulgado pela organização.

O mesmo responsável sublinhou que «os membros da OPEP estão preparados para usar capacidade de produção ainda disponível, caso tal se verifique necessário, para atingir estes objectivos».

O World Trade Centre, em Nova Iorque, foi hoje atingido por dois aviões comerciais que foram sequestrados por terroristas, levando o edifício ao colapso e causando um número ainda não determinado de vítimas.

Este ataque foi o primeiro de uma vaga de atentados que atingiram as duas principais cidades dos EUA, Nova Iorque e Washington. O Pentágono foi atingido por um outro avião, sendo posteriormente evacuado, acontecendo o mesmo com a Casa Branca e os restantes principais edifícios governamentais.

Após os atentados, o preço do petróleo disparou nos mercados internacionais, tendo o barril de «Brent», ou petróleo do Mar do Norte, para entrega em Outubro [CO1], chegado a ganhar 13,07% para os 31,05 dólares (34,54 euros ou 6.925 escudos), em Londres.

Em Nova Iorque, a negociação do petróleo do foi interrompida logo após a divulgação do primeiro atentado, quando o barril de crude para entrega em Outubro [CL1] avançava 0,51% para os 27,77 dólares (30,89 euros ou 6.193 escudos).

A OPEP é responsável por cerca de 40% da produção petrolífera a nível mundial.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio