Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP aumenta produção em 500 mil barris por dia

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) decidiu hoje aumentar as quotas de produção de petróleo em 500.000 barris por dia, um aumento pequeno, mas inesperado, já que a maioria dos países membros do cartel se opunha a um acréscimo da produ

11 de Setembro de 2007 às 17:37
  • ...

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) decidiu hoje aumentar as quotas de produção de petróleo em 500.000 barris por dia, um aumento pequeno, mas inesperado, já que a maioria dos países membros do cartel se opunha a um acréscimo da produção.

No entanto, ao longo do dia, especulou-se que a OPEP decidisse aumentar as quotas máximas em um milhão de barris, pelo que o preço do petróleo esteve a cair. Agora, depois desta decisão, o preço da matéria-prima sobe e aproxima-se de máximos históricos.

A OPEP quer produzir 26,3 milhões de barris de petróleo por dia, mais 500 mil barris do que está estipulado nas suas quotas actuais. A Arábia Saudita liderou o movimento a favor do aumento da produção, havendo muitos países que se opunham a esta decisão.

Os membros do cartel a favor do aumento queriam agradar aos pedidos de vários países e de organizações que consideram que apenas um aumento da produção poderia travar a escalada do preço do petróleo.

Os restantes, defendiam que o preço do petróleo está perto de máximos por outros motivos que não a falta de produção. Em parte, a sua teoria está a ser suportada pela subida do petróleo nos mercados internacionais, mesmo após a decisão da reunião de hoje.

Assim, o Brent [co1] negociado em Londres subia 0,5% para os 75,83 dólares e o norte-americano WTI [cl1] ganhava 0,4% para os 77,74 dólares o barril.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio