Notícia
OE prevê subida do petróleo e euro e Euribor ainda negativa
A proposta do Orçamento do Estado para 2018 estima uma valorização dos preços do petróleo e do euro face ao dólar. Já a Euribor deverá manter-se em valores negativos.
As principais hipóteses do enquadramento internacional que constam da proposta do Orçamento do Estado para 2018 assumem que os preços do petróleo avancem face aos valores registados este ano. Também a moeda única deverá valorizar, ao passo que a Euribor, indexante utilizado no crédito à habitação, deverá estabilizar em níveis negativos, revela o documento conhecido esta sexta-feira, 13 de Outubro.
"A previsão para o preço do petróleo, com base em informação dos mercados de futuros, aponta para um aumento do preço desta matéria-prima em dólares e uma descida em euros, devido à prevista apreciação da taxa de câmbio efectiva nominal do euro para 2018", pode ler-se na proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano.
Deste documento consta a previsão de que o preço médio do barril de Brent, no próximo ano, atinja os 54,8 dólares. Um valor que representa um aumento face à média de 53,5 dólares por barril que deverá atingir este ano. Esta sexta-feira, a matéria-prima negociada em Londres negoceia em torno dos 57 dólares por barril, subindo 0,62% desde o início do ano. Até ao dia de hoje, a média anual do preço do petróleo ascende a 52,74 dólares por barril.
Já no mercado cambial, as previsões do Orçamento do Estado apontam para que o euro se situe nos 1,18 dólares, em média, no próximo ano, acima dos 1,13 dólares que se prevê para 2017. A moeda única regista, este ano, uma valorização superior a 12%, negociando em torno dos 1,18 dólares, esta sexta-feira. A média anual da divisa, até à data de hoje, é de 1,1168 dólares.
"A taxa de juro de curto prazo deverá permanecer num nível baixo, mantendo-se num valor negativo", acrescenta a proposta do Orçamento do Estado para 2018. A Euribor a três meses, que está em valores negativos desde Abril de 2015, deverá manter-se com sinal menos. O Orçamento do Estado antecipa um valor médio anual de -0,3%, em linha com o registado este ano. A taxa interbancária, esta sexta-feira, situou-se pela oitava sessão consecutiva nos -0,329%.