Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nos faz acordo com EDP para garantir 40% de fontes de energia renovável em 2023

A operadora portuguesa estabeleceu um contrato com a EDP para a compra de eletricidade renovável, que vai permitir à empresa que 40% da sua atividade seja alimentada com renováveis em 2023.

Miguel Almeida, CEO da NOS.
Miguel Baltazar
04 de Maio de 2021 às 12:05
  • ...
A Nos estabeleceu um contrato com a EDP para a compra de eletricidade renovável a longo prazo, no valor de 32 milhões de euros, que vai permitir à operadora que 40% da sua operação seja alimentada por energia verde já em 2023, dando assim mais um passo para alcançar a neutralidade carbónica em 2040.

O contrato de fornecimento de eletricidade renovável a longo prazo (PPA – Power Purchase Agreement) tem a duração de 11 anos e prevê a construção de um novo parque eólico e o fornecimento de 62 GWh anuais de eletricidade verde à Nos, segundo adiantou a empresa em comunicado esta terça-feira.

Ainda segundo o comunicado, a energia renovável fornecida anualmente à operadora liderada por Miguel Almeida (na foto) é equivalente ao consumo médio de eletricidade de mais de 27 mil habitações e permite evitar, em média, a emissão de mais de 17 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente a 285 mil viagens de carro Lisboa-Porto.

Este contrato surge no âmbito da estratégia de sustentabilidade da Nos, na qual a companhia dá mais um passo para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e para acelerar a transição energética da empresa. O objetivo é reduzir de forma significativa a pegada ecológica nos próximos anos.

"Este é um passo absolutamente pioneiro para um operador de telecomunicações em Portugal e será essencial para a concretização do compromisso assumido pela NOS, de alinhar os seus esforços de descarbonização com os objetivos do Acordo de Paris e com a meta de neutralidade carbónica do Pacto Ecológico Europeu. A mudança é urgente e requer o compromisso de todos. Com a EDP juntamos forças para promover a transição energética da nossa operação, mas também do nosso País", adiantou Miguel Almeida, citado no comunicado.

Já Vera Pinto Pereira, presidente da EDP Comercial, realça que "este acordo com a Nos, realizado com a colaboração da EDP Renováveis, mostra não só a força do caminho que a EDP está a percorrer como grupo, mas também a sua capacidade para desenhar soluções à medida dos seus clientes que, como a NOS, fazem escolhas cada vez mais sustentáveis". 

No passado dia 19 de março, a Nos subscreveu a Declaração European Green Digital Coalition (EGDC), comprometendo-se com ações que reduzam as suas emissões de gases com efeito de estufa a um ritmo compatível com a limitação do aquecimento global a 1,5ºC, com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2040.


Ainda em matéria de sustentabilidade, a companhia foi considerada, em 2020, a 5.ª melhor empresa de telecomunicações na Europa em matéria de sustentabilidade, num rating internacional desenvolvido pela VigeoEiris, uma afiliada da Moody’s. 

Ver comentários
Saber mais Nos renováveis sustentabilidade EDP neutralidade carbónica
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio