Notícia
Japão prepara novo programa de estímulos de 241 mil milhões de euros
O primeiro-ministro japonês anunciou que pretende avançar com um novo programa de estímulos no valor de 28 biliões de ienes (241 mil milhões de euros). Acções reagiram em alta, enquanto o iene cai.
O Japão está a preparar-se para avançar um novo programa de estímulos no país. O primeiro-ministro nipónico Shinzo Abe anunciou planos para mais 28 biliões de ienes (241 mil milhões de euros) em novas medidas de apoio à economia, avança o Kyodo News.
Depois de ter afastado a possibilidade de usar o chamado helicóptero do dinheiro, o Japão mostra-se disponível para continuar a implementar novas medidas de estímulo à economia. Segundo a imprensa nipónica, citado pela Bloomberg, o plano irá destinar 13 biliões de ienes a "medidas orçamentais", no âmbito do novo plano que deverá estar compilado na próxima semana.
O primeiro-ministro japonês já tinha avançado que iria avançar com um novo pacote de estímulos à economia do país. O anúncio foi realizado logo depois do seu partido ter garantido uma vitória convincente para a câmara alta do Parlamento, no passado dia 10 de Julho.
Ainda assim, o valor avançado é bem superior ao montante que tinha sido avançado aquando do anúncio de Abe após as eleições. Fontes do partido de Abe citadas pelas agências internacionais antecipavam, na altura, que o novo programa andaria entre 10 biliões de ienes (89 mil milhões de euros) e os 20 biliões de ienes (178 mil milhões de euros).
As acções nipónicas reagiram positivamente ao anúncio de novas medidas de estímulo no país, com o índice Nikkei a avançar 1,7%. Já a moeda japonesa está a desvalorizar. Segue a cair 0,9% contra o dólar.