Notícia
Jack Ma confirma IPO da AliPay
A empresa de sistema de pagamentos do grupo Alibaba deverá seguir o mesmo caminho da "casa-mãe": negociação em bolsa. Além disso, o grupo está em conversações para parcerias com a PayPal e a Apple.
"A Alipay deverá entrar definitivamente em bolsa", assegurou o fundador da Alibaba, Jack Ma (na foto), esta terça-feira, 11 de Novembro. As declarações de Jack Ma foram feitas em entrevista à televisão chinesa CCTV e citadas pela Reuters. "Espero que a Alipay tenha a sua oportunidade", lembrou o fundador do grupo de comércio electrónico.
Segundo as declarações de Jack Ma, a Alipay será a segunda empresa a proceder ao processo de dispersão de capital (IPO, na sigla anglo-saxónica). Um processo, por enquanto, sem data marcada. Contudo, ao contrário da "casa-mãe" (Alibaba), o IPO da Alipay deverá decorrer em "casa", na bolsa de Xangai, na China. A Alibaba procedeu ao maior IPO de sempre no New York Stock Exchange (NYSE), nos EUA.
Mas esta não é a única novidade desta terça-feira. A Alipay estará a negociar com a PayPal para alargar o sistema de pagamentos além do mercado chinês. "Se olharmos para o nosso percurso, […] e para a posição internacional da PayPal, que é muito boa, não só nos EUA como noutros países, vemos aqui uma possível relação de complementaridade", observou o vice-presidente do conselho de administração da Alibaba, Joseph Tsai, citado pela Bloomberg.
Além da PayPal, a Aliplay estará também a negociar uma parceria com a Apple. "A equipa da Apple está em conversações com a nossa equipa", confirmou Joseph Tsai. No final de Outubro, quer Tim Cook, presidente executivo da tecnológica dos EUA, quer Jack Ma, fundador da Alibaba, revelaram a vontade de estabelecer uma parceria entre a Alipay e o novo sistema de pagamentos da Apple, Apple Pay.
O interesse nas parcerias da Alibaba com empresas congéneres norte-americanas tem impulsionado o desempenho da empresa chinesa em bolsa. A Alibaba sobe há seis sessões consecutivas, tendo renovado máximos esta segunda-feira, nos 119,45 dólares. Um ganho de 76% face ao preço das acções vendidas aos investidores no âmbito do IPO no NYSE (68 dólares).