Notícia
Fundo de bitcoins perdeu metade do seu valor em duas semanas
O valor da Bitcoin continua em perda, depois de ter ficado com menos de 16% na sessão de ontem e perder mais 4,5% nesta sexta-feira, perante sinais de aumento de regulação das criptomoedas na China.
O Grayscale's Bitcoin Investment Trust, um fundo de bitcoin fechado, perdeu quase metade de seu valor nas últimas duas semanas, de acordo com o MarketWatch. Este fundo afundou mais 8% ontem, quinta-feira dia 14 de Setembro, e soma assim perdas de 48% só este mês.
A bitcoin perdeu um terço do valor desde o início de Setembro e só ontem chegou a cair mais de 16%. E esta sexta-feira recua mais 4,52% para 3237,89 dólares, tendo estado a negociar em mínimos de mais de um mês. No entanto, a criptomoeda continua a valer mais do que há um ano, quando se fixava nos 600 dólares (503 dólares).
A empresa de investimentos, conhecida como Bitcoin Investment Trust, que se concentra especificamente em moedas digitais, afundou quase 50%, mas o seu saldo anual é ainda mais positivo: 320%. O fundo Bitcoin - o primeiro veículo de investimento relacionado com Bitcoin - cresceu 16 mil por cento em dois anos, mais do que valorizou a criptomoeda.
No início do mês este fundo negociava em mais de 1,000 dólares, um prémio de cerca de 30% face ao seu valor patrimonial, Net Asset Value, ou NAV (os fundos de investimento fechados têm um valor de mercado - a cotação - e um valor patrimonial que é o real valor do fundo se fosse liquidado nesse dia). Na quinta-feira o NAV deste fundo era de cerca de 311 dólares, mas o preço que os investidores pagam por ele era de 518 dólares, um prémio de cerca de 60%, revela o FactSet.
Dias duros para a bitcoin
Uma das maiores casas de câmbio de Bitcoin na China anunciou ontem que vai encerrar, depois de os reguladores chineses terem pedido, na semana passada, o fecho de casas que compram e vendem aquela moeda. Este é mais um revés para a moeda digital.
Na véspera, quarta-feira 13 de Setembro, o presidente do JPMorgan, Jamie Dimon, avisou que quem aposta na BItcoin "vai perder tudo" e apelidou a criptomoeda de "fraude".
Esta pressão ocorre depois de o governo da China ter proibido a obtenção de financiamento público através da oferta inicial de moedas. Cerca de dois terços das bitcoins emitidas no mundo vem daquele país. O mercado fala mesmo na possibilidade de a China proibir completamente a negociação de bitcoin.
Conheça mais sobre as soluções de trading online da DeGiro.