Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch é a primeira agência a declarar "default" da Evergrande

A gigante imobiliária chinesa falhou, na segunda-feira, o pagamento de um novo cupão, no valor de 82,5 milhões de dólares.

Rita Atalaia ritaatalaia@negocios.pt 09 de Dezembro de 2021 às 10:10
A Fitch é a primeira agência de notação a declarar o "default" da Evergrande, depois da gigante imobiliária chinesa ter falhado um pagamento esta semana. 

O anúncio é avançado esta quinta-feira pelo Financial Times, numa altura em que a empresa vive uma crise de liquidez que contagiou outras empresas do setor imobiliário da China e agitou os mercados globais devido ao impacto que isto pode ter na economia chinesa.

A Evergrande falhou, na segunda-feira, o pagamento de um novo cupão, no valor de 82,5 milhões de dólares. Até quarta-feira, o grupo ainda não tinha transferido os fundos, referem fontes próximas do processo ao jornal. 

De acordo com a Fitch, citada pelo Financial Times, a empresa não respondeu a um pedido de confirmação relativamente ao pagamento do cupão, assumindo, por isso, que este não foi feito. Nos últimos dois meses, foram feitos três pagamentos de cupões à última hora. 

"O corte no 'rating' pode não ter um impacto imediato ou evidente no processo, mas pode aumentar subtilmente a pressão sobre a empresa (e os reguladores) para revelarem rapidamente propostas iniciais de reestruturação", afirma à Bloomberg Brock Silvers, da Kaiyuan Capital.

Num comunicado divulgado na sexta-feira, a gigante imobiliária chinesa afirmou não só que os credores exigiam 260 milhões de dólares, como também que não tinha condições de garantir fundos para o pagamento dos cupões, o que levou as autoridades a convocarem o presidente da empresa. As ações acabram por afundar. 

Além da Evergrande, também a Kaisa falhou um pagamento, de cerca de 400 milhões de dólares, esta semana, ficando também em "default" para a Fitch. 

(Notícia atualizada com mais informação.)

Ver comentários
Saber mais Evergrande Fitch
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio