Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon acompanha ganhos da Europa com Grupo Sonae a impulsionar

A bolsa nacional subia impulsionada pela Sonae SGPS e pela Brisa, com apenas três títulos a contrariar a tendência de valorização. O PSI-20 avançava 0,19%, a acompanhar a tendência dos principais índices europeus, com a Reditus a apreciar mais de 5%.

07 de Dezembro de 2004 às 12:28
  • ...

A bolsa nacional subia impulsionada pela Sonae SGPS e pela Brisa, com apenas três títulos a contrariar a tendência de valorização. O PSI-20 avançava 0,19%, a acompanhar a tendência dos principais índices europeus, com a Reditus a apreciar mais de 5%.

O PSI-20 cotava nos 7.444,72 pontos a valorizar 0,19% com dez acções a subir, três a cair e sete inalteradas.

A Sonea SGPS [son] somava 1,01% para um euro, e o Sonaecom [snc] avançava 1,14% para os 3,55 euros. O Millennium bcp investimento reviu em alta o preço–alvo da Sonaecom, de 4 para os 4,85 euros, depois do banco ter aumentado as estimativas de resultados para os próximos anos. A casa defende que a entrada da France Télécom na «holding» cria valor para a empresa.

A Brisa [brisa] apreciava 0,47% para os 6,47 euros. A concessionária de auto-estradas, que é uma das empresas mais prejudicadas com o cenário de eleições antecipadas, viu o UBS rever em alta o preço alvo dos títulos de 7,3 euros para 7,73 euros, mantendo a recomendação de «compra» para as acções da Brisa.

Com quase oito milhões de títulos transaccionados, a Energias de Portugal (EDP) [edp] seguia estável nos 2,21 euros, mas já chegou a subir mais de 1%. A empresa seguia «a fazer algum volume, o que é natural com a agitação à volta da aquisição do Gás Natural», disse um corretor contactado.

A eléctrica passa a contar, a partir de hoje, com mais acções admitidas em bolsa. Com esta nova admissão, o peso da eléctrica no PSI-20 aproxima-se dos 20% e supera o da Portugal Telecom, até agora a cotada com maior importância no índice. Este aumento «pode justificar a valorização» da empresa, que hoje já subiu 1,36%.

João Talone, presidente executivo da Energias de Portugal (EDP), defendeu ontem que a eléctrica manterá até ao fim a proposta de compra dos activos da Gás de Portugal até porque «nunca tivemos nenhuma notificação formal da Comissão Europeia».

A Portugal Telecom (PT) [ptc] acrescia 0,11% para os 8,85 euros e a PT Multimédia [ptm] recuava 0,06% para os 17,65 euros.

O sector de «media» seguia misto com a Impresa [ipr] e a Cofina [cofi] a subir 0,94% para os 5,38 euros e 0,27% para os 3,78 euros, respectivamente, enquanto a Media Capital [mcp] recuava 0,56% para os 5,28 euros.

O Banco Espírito Santo (BES) [besnn] desvalorizava 0,38% para os 13,05 euros, enquanto o restante sector seguia inalterado. O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] cotava nos 1,84 euros, e o Banco BPI [bpin] valia 3,01 euros.

Fora do PSI-20, a Reditus [red] avançava 4,37% para os 2,63 euros, a aliviar de uma valorização máxima de 5,16%, pois deve ocupar em Janeiro o lugar da Teixeira Duarte no PSI-20.

A Novabase [nba], que também pode integrar o PSI-20, seguia estável nos 6,08 euros. A companhia assinou o primeiro contrato internacional na área de bilhética, e o país escolhido foi Espanha. Em parceria com o consórcio Efacec-Ikuzi, a tecnológica nacional vai implementar o seu sistema de bilhética no metro de Tenerife, uma notícia considerada positiva pelos analistas.

A Futebol Clube do Porto – Futebol SAD [fcpa] perdia 3,45% para os 2,52. As acções da FCP registaram uma desvalorização máxima de 4,21% e atingiram um mínimo desde Julho de 2002 nos 2,50 euros. Pinto da Costa, que está hoje a ser ouvido em Tribunal, por alegada corrupção, poder ser suspenso dos cargos de presidente do clube e da SAD.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio