Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext avança com oferta pela bolsa da Noruega

Depois de Amesterdão, Bruxelas, Lisboa, Londres, Paris e Dublin, a Euronext avançou agora com uma oferta de 625 milhões de euros pela bolsa da Noruega.

As bolsas mundiais viveram um período dourado de ganhos. Mas a chegada de 2018 inverteu a tendência de ganhos nos mercados financeiros globais. Após anos de máximos e com um nível de volatilidade crescente nos mercados, os especialistas recomendam maior cautela na hora de investir. A aposta recai em empresas de qualidade. 

'O foco continua a estar no crescimento do lucro por acção e nos nomes que podem entregar este crescimento a médio prazo', refere a Amundi. A gestora alerta para uma rotação no mercado para empresas de maior qualidade e realça que prefere empresas norte-americanas, devido ao ambiente de forte subida dos lucros e 'ao facto de os riscos relacionados com a regulação terem sido identificados e descontados [no valor das cotações]. A Pictet também aponta uma estratégia mais defensiva, identificando oportunidades no sector do consumo e da saúde, ao mesmo tempo que passou a assumir uma posição 'neutral' no sector financeiro, face aos riscos actuais.

'No bloco europeu, os sectores de telecoms e 'utilities' continuam a apresentar múltiplos de PER com o maior desconto face à mediana, sendo penalizados pela superior
alavancagem dos seus balanços', nota o BiG, no seu 'outlook' para o terceiro trimestre. O sector industrial, de cuidados de saúde e consumo são outros em que o banco vê oportunidades na Europa.
Reuters
24 de Dezembro de 2018 às 07:38
  • 2
  • ...

A Euronext lançou uma oferta pela bolsa da Noruega. Depois de Amesterdão, Bruxelas, Lisboa, Londres, Paris e Dublin, a gestora de bolsas pan-europeia comunicou esta segunda-feira, 24 de Dezembro, que quer agora deter a bolsa norueguesa, numa oferta que ascende a 625 milhões de euros.

 

"A Euronext, a gestora de bolsas pan-europeia, abordou a administração da bolsa de Oslo para obter apoio para uma oferta de 625 milhões de euros por todas as acções existentes da bolsa norueguesa", lê-se no comunicado enviado pela gestora à CMVM.

 

Esta oferta segue-se a um convite feito por um grupo de accionistas da bolsa da Noruega, que representam 49,6% do capital. No âmbito da transacção, a "Euronext vai lançar, assim que possível, uma oferta toda em dinheiro de 6,24 mil milhões de coroas norueguesas (625 milhões de euros), de 145 coroas norueguesas por acção, o que representa um prémio de 32% face ao fecho de 17 de Dezembro".

 

"Se a oferta for aceite, a Euronext compromete-se totalmente a apoiar o desenvolvimento da bolsa de Oslo e do ecossistema financeiro norueguês", refere ainda a entidade, dizendo ainda acreditar "fortemente na estratégica única deste mercado e na sua posição competitiva".

 

A entidade alerta, contudo, que ainda não há certezas quanto à conclusão desta operação. "A empresa não é obrigada a actualizar o mercado relativamente às discussões. A Euronext vai comunicar informação relevante, no caso de esta existir, no devido tempo", afirma.

 

Se esta transacção for concluída, será mais uma aquisição da Euronext depois de a gestora ter comprado no início do ano a bolsa irlandesa. E vai, de acordo com a entidade, "representar outro marco importante para a visão do grupo de construir um mercado pan-europeu que oferece os melhores serviços no mercado de capitais".

Ver comentários
Saber mais Euronext mercados Noruega
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio