Notícia
Euro sobe contra dólar com reafirmação de manutenção da taxa de juro
O euro valorizou em relação ao dólar depois do boletim mensal do Banco Central Europeu (BCE), hoje divulgado, ter consolidado a ideia de que o valor actual da taxa de juro da Zona Euro permite, para além do controlo da inflação, estimular a recuperação ec
O euro valorizou em relação ao dólar depois do boletim mensal do Banco Central Europeu (BCE), hoje divulgado, ter consolidado a ideia de que o valor actual da taxa de juro da Zona Euro permite, para além do controlo da inflação, estimular a recuperação económica.
O euro [EUR] seguia a valorizar 0,58% para os 1,2188 dólares.
Da estrutura do BCE partem cada vez mais mensagens e opiniões tendentes à manutenção da taxa de juro de referência da Zona Euro. Otmar Issing, economista da instituição, afirmou hoje que não há necessidade de alterar a mensagem expressa num relatório do banco, que reafirma a ideia da taxa de juro estar suficientemente baixa para estimular o crescimento económico.
No boletim mensal do BCE, apresentado hoje, é também destacado o facto de o valor do juro actualmente em vigor ajudar ao controle da inflação, de modo a que esta não ultrapasse os 2%.
O facto de a Comissão Europeia ter revisto em baixa as estimativas de crescimento económico, bem como o fraco desempenho de alguns indicadores económicos na Europa, pareciam um bom pretexto para uma redução da taxa de juro. No entanto, a manutenção da mesma nos 2% contribui, segundo alguns responsáveis do BCE, para a consolidação de objectivos do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), tema prioritário na gestão da política económica europeia.