Notícia
Euro recua quase 1% com bancos alemães a pedirem intervenção do BCE
O euro recuou hoje quase 1%, depois de ontem ter atingido um novo máximo histórico face ao dólar, com os bancos da maior economia europeia e defenderem que o BCE deve estar preparado nas próximas semanas para reduzir as taxas de juro ou vender euros.
O euro recuou hoje quase 1%, depois de ontem ter atingido um novo máximo histórico face ao dólar, com os bancos da maior economia europeia e defenderem que o Banco Central Europeu (BCE) deve estar preparado nas próximas semanas para reduzir as taxas de juro ou vender euros de forma a travar prováveis ganhos futuros da moeda da Zona Euro.
Contra a moeda norte-americana, o euro [eur] recuava agora 0,75%, para 1,3319 dólares, depois de já ter perdido hoje 0,95%, para 1,3292 dólares, a recuar do máximo histórico ontem atingido, de 1,3469 dólares.
A associação de bancos alemães BDB defendeu hoje, em Berlim, que «o BCE deve reagir caso a taxa de câmbio fuja ao controlo e o euro aprecie demasiado rápida e fortemente nas próximas semanas», de acordo com um comunicado citado pela Bloomberg.
Os economistas do maior mercado europeu defendem que o BCE deve baixar a taxa de juro de referência dos actuais 2% ou vender euros caso a paridade com a moeda norte-americana atinja os 1,45 dólares.