Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

S&P avalia rating da CGD em A- com perspetiva positiva

A CGD sublinha que com este rating "passa a ter as avaliações do seu perfil financeiro no escalão "A" por parte de três agências que a avaliam.

Miguel Baltazar
02 de Janeiro de 2025 às 14:43
  • ...

A S&P Global Ratings atribuiu à Caixa Geral de Depósitos (CGD) um 'rating' de A- numa primeira avaliação, com perspetiva positiva, segundo informou esta quinta-feira o banco público.

"A Caixa Geral de Depósitos, S.A. ("Caixa") informa que, a 2 de janeiro de 2025, a S&P Global Ratings atribuiu à Caixa rating de longo prazo (Issuer Credit Rating - ICR) de A-, com outlook 'positivo'", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Já o rating de curto prazo tem a notação de A-2, também com 'outlook' (perspetiva) positivo.

A CGD sublinha que com este rating "passa a ter as avaliações do seu perfil financeiro no escalão "A" por parte de três agências que a avaliam, a saber: Stand-Alone Credit Profile (SACP) de a- atribuído pela S&P Global Ratings, Baseline Credit Assessment (BCA) de a3 atribuído pela Moody's Ratings, e Intrinsic Assessment (IA) de A (low) atribuído pela DBRS".

No ano passado, três agências de notação financeira melhoraram o rating da CGD, e duas delas consideram o 'outlook' positivo.

O banco comunicou também aos mercados que a partir de janeiro de 2025, a Moody's Ratings passa a ser a única agência a conceder rating às Obrigações Cobertas emitidas pela Caixa, tendo sido atribuída a mais elevada notação: Aaa.

"Segundo a Moody's, a notação de rating tem por base o nível de risco de crédito da Caixa, a elevada qualidade da carteira de empréstimos hipotecários residenciais em Portugal constituída como colateral das emissões e o quadro legal português para as obrigações cobertas", indica a Caixa, em comunicado enviado à CMVM.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio