Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro ganha com receios de recessão nos EUA

O euro ganhava 0,3% face ao dólar, no dia em que o BCE manteve inalterada a sua taxa directora nos 4,25%, impulsionado pelos receios de que os ataques terroristas contra os EUA poderão levar a maior economia mundial a entrar em recessão.

13 de Setembro de 2001 às 18:16
  • ...
O euro ganhava 0,3% face ao dólar, no dia em que o Banco Central Europeu (BCE) manteve inalterada a sua taxa directora nos 4,25%, impulsionado pelos receios de que os ataques terroristas contra os Estados Unidos (EUA) poderão levar a maior economia mundial a entrar em recessão.

A moeda única transaccionava nos 0,9093 dólares e registava uma queda de 0,34% relativamente à divisa nipónica, ao cotar nos 108 ienes.

Os analistas acreditam que os atentados que atingiram os Estados Unidos na passada terça-feira poderão ter um efeito negativo sobre a confiança dos consumidores norte-americanos, que já vinha apresentando uma tendência descendente nos últimos meses.

Caso se confirmem essas expectativas, o consumo privado, que representa cerca de 75% do produto interno bruto (PIB) norte-americano, deverá registar uma contracção nos próximos tempos, dificultando a recuperação da maior economia mundial.

Na Zona Euro, o BCE manteve hoje a sua taxa de juro de referência inalterada nos 4,75%, depois de ter efectuado duas reduções de 25 pontos base desde o início do ano, nos meses de Maio e Agosto, respectivamente.

A decisão da autoridade monetária europeia foi de encontro às previsões dos analistas, depois do presidente do BCE, Wim Duisenberg, ter afirmado ontem que um corte das taxas de juro neste momento, «seria interpretado mais como uma reacção de pânico, do que de estabilidade».

No entanto, os analistas acreditam que as reduções dos preços do dinheiro efectuadas até agora pelo BCE não serão suficientes para impulsionar a retoma da economia europeia, tendo em conta a evolução dos últimos indicadores económicos.

O PIB da Zona Euro cresceu 0,1% no segundo trimestre deste ano, depois de avançar 0,5% nos primeiros três meses do ano, segundo dados avançados hoje pelo Eurostat.

As duas descidas de juros decretadas este ano pelo BCE comparam com as sete reduções efectuadas pela Reserva Federal (FED) norte-americana, num total de 300 pontos base para os actuais 3,5%.

Os analistas acreditam que o FED poderá reduzir novamente a sua principal taxa de juro antes da sua próxima reunião, na tentativa de atenuar os efeitos dos recentes ataques terroristas na economia norte-americana.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio