Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro desliza mais de 1% face ao dólar

O euro desceu para o nível mais baixo deste mês devido ao impasse que se mantém em relação ao segundo pacote de ajuda à Grécia.

15 de Junho de 2011 às 17:30
  • ...
O euro segue com uma queda de 1,01 % para 1,4294 dólares. O principal responsável por esta descida é o impasse que se mantém no segundo pacote de ajuda à Grécia que está a criar divergências entre a Alemanha e o Banco Central Europeu.

Segundo a agência noticiosa Bloomberg, a chanceler alemã Ângela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy têm agendada, para dia 17 de Junho, uma reunião que tem como objectivo discutir o novo apoio à Grécia.

O factor de discordância entre a Alemanha, a França e o BCE é a partilha dos custos do novo plano de ajuda com investidores privados. Enquanto a chanceler defende que estes devem aumentar os prazos de pagamento da dívida, Nicolas Sarkozy e Jean-Claude Trichet defendem que esta acção é um assumir que a Grécia entrou em incumprimento, o que irá dificultar ainda mais o regresso do país nos mercados.

A moeda única atingiu o valor mais baixo deste mês contra o dólar, numa altura em que se receia que os problemas da Grécia contagiem outros países da Zona Euro, e a inflação nos EUA está a crescer. O índice de preços no consumidor norte-americano subiu, em Maio, mais do que o previsto, o que aumenta a especulação em torno da subida de juros por parte da Reserva Federal dos EUA.

A subida de juros num país é importante para a moeda porque os retornos dos investimento realizados nessa divisa aumentam.

Ver comentários
Saber mais Euro dólar divisa câmbio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio