Notícia
Euro cai contra dólar com especulação de aceleração do PIB dos EUA
O euro desvalorizava em relação ao dólar devido à especulação existente em torno de um relatório que o governo norte-americano apresentará amanhã, no qual poderá estar expressa uma aceleração do crescimento económico dos EUA no primeiro trimestre do prese
O euro desvalorizava em relação ao dólar devido à especulação existente em torno de um relatório que o governo norte-americano apresentará amanhã, no qual poderá estar expressa uma aceleração do crescimento económico dos EUA no primeiro trimestre do presente ano.
O euro seguia a desvalorizar cerca de 0,65% para os 1,1846 dólares.
As previsões de um grupo de 74 economistas contactados pela Bloomberg apontam para um crescimento do PIB norte-americano relativo ao primeiro trimestre na ordem dos 5%. No último trimestre de 2003 esse crescimento havia sido de 4,1%.
De acordo com as perspectivas preconizadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB norte-americano registará um crescimento de 4,6% durante este ano. A confirmar-se, este valor será o mais alto desde 1984, o que prova a bom desempenho económico dos EUA, enquanto que na Europa o crescimento do PIB se fica pelos 1,7%.
«Vamos ter os primeiros números referentes ao PIB para este ano, e as previsões apontam para excelentes valores», afirmou Meg Browne, analista do HSBC Bank, em Nova Iorque, à Bloomberg. A responsável da entidade bancária norte-americana acrescentou ainda que «isso deverá ajudar» a moeda norte-americana a atingir os 1,18 dólares por euro antes do lançamento do relatório.