Notícia
Euro cai com Duisenberg a sugerir manutenção das taxas de juro
O euro seguia a descer em reacção às declarações proferidas hoje por Wim Duisenberg, presidente do Banco Central Europeu, que sugeriu que a autoridade monetária vai manter as taxas de juro nas próximas reuniões.
Cada euro valia 0,9793 dólares, menos 0,4% que no fecho da véspera.
Duisenberg disse que as taxas de juro se encontram «apropriadas», alegando que a economia necessita de estabilidade para recuperar do crescimento mais baixo dos últimos nove anos.
«O principal problema que atormenta as economias europeia e norte-americana não são os níveis das taxas de juro», disse o presidente do BCE durante o comité económico e monetário do Parlamento Europeu.
A manutenção do custo do dinheiro pode limitar o crescimento da economia europeia, que este ano deverá progredir abaixo de 1%, segundo as estimativas da Comissão Europeia.
A penalizar a moeda única esteve ainda o facto de o ministro das Finanças da França não se ter comprometido com a anunciada previsão de reduzir o défice orçamental em 0,5 pontos percentuais este ano.
Esta notícia afecta a credibilidade do Pacto de Crescimento e Estabilidade (PEC) da União Europeia, penalizando assim a moeda única.