Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro cai com apuros da Irlanda, Alemanha e Portugal

A moeda única europeia está a perder terreno, penalizada pelos receios em torno da banca europeia. O Anglo Irish Bank viu o seu "rating" cortado pela Moody’s.

27 de Setembro de 2010 às 15:58
  • 7
  • ...
O euro segue a negociar no vermelho, a cair de um máximo de cinco meses face ao dólar, devido à especulação de que os bancos europeus vão precisar de mais fundos.

Assim, a moeda única da Zona Euro está a perder 0,21% para 1,3464 dólares, depois de na sexta-feira ter atingido 1,3495 dólares – o valor mas alto face à nota verde desde o passado dia 20 de Abril.

Esta semana, o mercado está em suspenso, à espera de conhecer os custos incorridos pela Irlanda para resgatar o Anglo Irish Bank Corp. Hoje mesmo, a agência de notação financeira Moody’s anunciou um “downgrade” da dívida sénior deste banco irlandês. Segundo o Ministério irlandês das Finanças, esse valor será divulgado na próxima sexta-feira, 1 de Outubro.

Apesar deste corte do “rating”, o “spread” dos juros da dívida irlandesa a 10 anos mantém-se relativamente estável, destaca o “The Wall Street Journal”.

Por outro lado, o jornal norte-americano cita os economistas do Crédit Agricole CIB, que dizem que se o Banco Central Europeu e os bancos centrais nacionais da UE não se “chegarem à frente” para comprar dívida pública portuguesa e irlandesa, estes mercados com falta de liquidez irão deteriorar-se ainda mais, “exacerbando os receios dos investidores”.

Entretanto, o jornal alemão “Der Spiegel” referiu no fim-de-semana que a Comissão Europeia (CE) está a perder confiança na viabilidade das entidades financeiras regionais alemãs, o que está a contribuir para penalizar a moeda única.

A União Europeia está a analisar se a ajuda financeira recebida por estas entidades – Bayern, WestLB e HSH Nordbank – é compatível com a legislação europeia, diz o “Der Spiegel”.

“Há um imenso volume de potenciais más notícias para o euro”, comentou hoje à Bloomberg um estratega do Bank of New York Mellon, Simon Derrick.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio