Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro avança com receios de abrandamento nos EUA

O euro ganhava 0,34% face ao dólar, depois de hoje terem sido divulgados dados que renovaram os receios de que a economia dos Estados Unidos (EUA) poderá continuar a abrandar ao longo dos próximos meses.

01 de Agosto de 2001 às 17:21
  • ...
O euro ganhava 0,34% face ao dólar, depois de hoje terem sido divulgados dados que renovaram os receios de que a economia dos Estados Unidos (EUA) poderá continuar a abrandar ao longo dos próximos meses.

A moeda única transaccionava nos 0,8794 dólares e registava uma progressão de 0,3% relativamente à divisa nipónica, ao negociar nos 109,85 ienes.

O índice NAPM, da «National Association of Purchasing Management», que mede a evolução da produção manufactureira norte-americana, caiu para os 43,6 pontos em Julho, contra os 44,7 pontos registados no mês anterior.

Sempre que o NAPM se situa abaixo dos 50 pontos, esse valor indica que o sector manufactureiro norte-americano está em contracção. O índice não ultrapassa a barreira dos 50 pontos desde Junho de 2000.

Os dados divulgados hoje indiciam que a recuperação da economia norte-americana poderá demorar mais tempo do que inicialmente esperado, depois do produto interno bruto (PIB) da maior economia mundial ter aumentado 0,7% no segundo trimestre deste ano, ao ritmo mais baixo dos últimos dez anos.

Na Zona Euro, os analistas acreditam que o abrandamento económico poderá ser inferior ao verificado do outro lado do Atlântico, tendo em conta os últimos indicadores económicos que foram divulgados na zona da moeda única.

A taxa de desemprego nos países que partilham o euro ascendeu aos 8,3% no mês de Junho, igualando o valor registado em Junho, enquanto as vendas a retalho diminuíram 0,1% em Maio, de acordo com o Eurostat, o departamento de estatísticas da União Europeia (UE).

O Banco Central Europeu (BCE) vai reunir amanhã, com os mercados na expectativa de indícios sobre possíveis descidas das taxas de juro na Zona Euro, nos próximos tempos.

A taxa directora do BCE situa-se actualmente nos 4,5%, depois da autoridade monetária da Zona Euro ter efectuado uma única redução de 25 pontos base desde o início do corrente ano.

A descida do preço do dinheiro costuma impulsionar o investimento e o consumo, através da redução dos encargos associados à contracção de empréstimos.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio