Notícia
Eni vendeu 6,7% da Galp a 12,22 euros por acção
A operação de venda dos 6,7% da Galp terminou esta sexta-feira com a Eni a encaixar o valor de 12,22 euros por acção.
A Eni completou a venda da participação de 6,7% que detinha na Galp Energia ao preço de 12,22 euros por acção, segundo comunicado publicado no site da empresa.
A petrolífera de Itália alienou 55,5 milhões de acções e encaixou um total de 677,6 milhões de euros, segundo o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O Goldman Sachs e a Mediobanca foram os intermediários na operação que arrancou na quinta-feiram, ontem, e que terminou esta sexta-feira.
A petrolífera italiana ainda detém 16,34% da cotada liderada por Ferreira de Oliveira, mas essa posição já se encontra comprometida e não será vendida no mercado, no curto prazo.
Este será assim o último bloco de acções que a Eni tem disponível para vender na Galp Energia. Deste modo, após esta operação, será removida uma incerteza que, segundo os analistas, representa um dos principais factores de pressão sobre as acções da empresa liderada por Ferreira de Oliveira.
A Eni ficará assim com 16,34% da empresa portuguesa, sendo que quase metade (8% do capital da Galp) está adjudicada a uma emissão de obrigações convertíveis em acções da Galp, e a outra metade (8,34%) faz parte do acordo com Américo Amorim, que tem o direito para comprar estes títulos ainda nas mãos da Eni.
A Galp Energia segue a valorizar 1,25% para 12,605 euros por acção, numa manhã em que o PSI-20 inverteu os ganhos da abertura e está a perder 0,3%.
(Notícia actualizada às 9h53 com a indicação de que a informação foi comunicada à CMVM)