Notícia
Wall Street fecha mista antes da inflação e resultados da banca
Os principais índices dos EUA dividiram-se, antes dos importantes dados dos preços e do início da "earnings season" dos maiores bancos norte-americanos.
As ações dos EUA fecharam mistas esta terça-feira, numa sessão cautelosa em Wall Street antes do importante relatório da inflação no consumidor de quarta-feira, que será avaliado pelos responsáveis da Reserva Federal (Fed) para definir o rumo das taxas de juro.
O S&P 500 cedeu os ganhos verificados durante a sessão e fechou praticamente inalterado nos 5.835,35 pontos, enquanto as tecnológicas voltaram a recuar, com o Nasdaq a descer 0,23% para 19.044,39 pontos. Apenas o industrial Dow Jones conseguiu escapar às perdas, com uma valorização de 0,52% para 42.518,28 pontos.
"Todos os olhos estão no relatório do IPC [índice de preços no consumidor] de quarta-feira, que poderá ser a leitura mais importante da inflação da história recente, uma vez que vai alimentar o sentimento do mercado obcecado com a Fed", refere Chris Brigati, da SWBC, citado pela Bloomberg.
"Um forte número da inflação contribui para esta ideia de não haver cortes em 2025, e potencialmente um aumento, enquanto um fraco dado pode ajudar a acalmar os receios do mercado sobre a Fed", acrescenta.
As indicações desta terça-feira foram positivas, com os preços no produtor a revelarem um abrandamento inesperado em dezembro, ajudado por uma queda do custo dos alimentos e uma estabilização dos preços dos serviços.
Contudo, vários dos componentes do índice de preços no produtor (IPP) que ajudam a definir o indicador preferido de inflação da Fed ficaram mistos em dezembro, o que contribui para a incerteza sobre a leitura de quarta-feira.
Outro ponto importante da sessão para Wall Street será o início da tenporada de resultados da banca. Esta quarta-feira são conhecidos resultados do Citigroup, JPMorgan, Goldman Sachs, Bank of New York Mellon, Wells Fargo e BlackRock, enquanto o Bank of America e Morgan Stanley apresentam no dia seguinte.