Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Deutsche Boerse mantém desejo de fusão com Euronext

O presidente executivo da Deutsche Boerse, Reto Francioni, quer avançar com conversações com a Euronext com vista a uma fusão, tendo dito que a consolidação irá reduzir custos e facilitar às bolsas europeias competirem com as concorrentes norte-americanas

22 de Fevereiro de 2006 às 12:21
  • ...

O presidente executivo da Deutsche Boerse, Reto Francioni, quer avançar com conversações com a Euronext com vista a uma fusão, tendo dito que a consolidação irá reduzir custos e facilitar às bolsas europeias competirem com as concorrentes norte-americanas.

A Deutsche Boerse, maior bolsa da Europa por valor de mercado, anunciou ontem ao final do dia um aumento de 80% nos lucros do quarto trimestre e referiu que uma fusão com a Euronext, que gere as bolsas de Paris, Amesterdão, Bruxelas e Lisboa, seria «a opção mais atractiva» para clientes e accionistas.

«A união da Deutsche Boerse e da Euronext criaria a primeira organização bolsista europeia verdadeiramente capaz de afirmar uma liderança global», referiu Francioni numa conferência de imprensa hoje em Frankfurt. Os accionistas «beneficiariam de elevado potencial de crescimento extra e sinergias de custos que excederiam significativamente todas as outras uniões concebíveis». A porta-voz da Euronext, Antoinette Darpy, escusou-se a comentar estas posições.

No ano, passado, a Deutsche Boerse abandonou uma proposta de compra da Bolsa de Londres (LSE) devido à oposição dos seus accionistas. Depois de ter desistido dessa ideia, a bolsa alemã encetou conversações com a Euronext. No entanto, as conversações entre as duas bolsas cessaram devido aos diferendos quanto à localização da sede da futura bolsa comum, noticiou o «Financial Times» em 12 de Janeiro, citando fontes próximas das negociações. Ontem a Deutsche Boerse reiterou que a sede comum de uma futura plataforma conjunta deve ser em Frankfurt.

A Deutsche Boerse é detentora da Eurex, o principal mercado mundial de derivados, conjuntamente com a bolsa suíça.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio