Notícia
Crude sobe com expectativa de apresentação de provas contra Iraque
O preço do crude subiu com a expectativa de apresentação de provas contra o Iraque que os Estados Unidos pretendem entregar amanhã às Nações Unidas.
Colin Powell, secretário de Estado norte-americano, irá entregar amanhã uma compilação de provas ao Conselho de Segurança das Nações Unidas onde pretende provar que o Iraque tem armas nucleares, químicas e biológicas.
O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, falhou hoje a tentativa de persuadir o presidente francês, Jacques Chirac, em retirar a sua oposição a uma possível intervenção militar no Iraque. A França tem assento permanente no Conselho e tem poder de veto sobre qualquer decisão daquele órgão.
Em Londres, o preço do barril de «brent» [CO1], para entrega em Março, subia 2,15%, para os 30,90 dólares (28,66 euros).
Em Nova Iorque, o preço do barril de crude [CL1], para entrega em Março, valorizava 2,11%, para os 33,45 dólares (31,03 euros).
Os Estados Unidos e o Reino Unido estão a preparar uma acção militar para forçar Saddam Hussein a cumprir com as imposições de desarmamento das Nações Unidas.
Os dois países estão a enviar mais de 200 mil militares para o Golfo Pérsico. Cerca de um quarto do petróleo mundial provem desta região.