Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crise no mercado de crédito faz primeira vítima de peso

Warren Spector, director da área de gestão de activos e de produtos de taxa fixa do gigante Bear Stearns, foi demitido. Em causa, está o facto do executivo ter sido o principal responsável pela queda de 33% das acções do Bear Stearns e pela falência dos d

06 de Agosto de 2007 às 14:51
  • ...

Warren Spector, director da área de gestão de activos e de produtos de taxa fixa do gigante Bear Stearns, foi demitido. Em causa, está o facto deste executivo de 49 anos, apontado como o mais provável sucessor de James Cayne na presidência do banco norte-americano, ter sido o principal responsável pela queda de 33% das acções do Bear Stearns e pela falência dos dois "hedge funds" que apostavam no problemático mercado "subprime" (créditos de risco no mercado imobiliário norte-americano).

Depois do banco ter anunciado necessitar de um empréstimo de 2,4 mil milhões de euros para impedir o colapso dos dois fundos e a fuga dos bancos investidores, as acções e a imagem do Bear Stearns foram muito penalizadas. Hoje, o banco anunciou que Warren Spector vai abandonar o banco, já que era o responsável por esta área.

Além de ter afectado o banco, as más opções de Spector levaram à mais recente crise nos mercados mundiais. A falência dos fundos reavivou o receio de que o  mercado imobiliário norte-americano irá ter uma queda abrupta, retirou confiança na recuperação da economia norte-americana e levantou novas preocupações quanto à viabilidade dos "hedge funds". Resultado: o mercado de crédito caiu, bem como as bolsas mundiais.

 

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio