Notícia
China compra um milhão de toneladas de soja aos EUA
Depois da isenção dada por Pequim, as empresas chinesas aumentaram a sua procura por soja dos EUA e numa semana compraram uma tonelada a empresas norte-americanas. Os países voltam às negociações a 10 e 11 de outubro.
No prazo de uma semana, as encomendas de soja norte-americana dispararam, após Pequim ter dado isenções para a compra de entre 2 a 3 milhões de toneladas - valores que deverão ser alcançados brevemente.
A China tem tentado apaziguar a sua relação com os EUA, numa altura em que se aproxima a data de novas negociações entre as duas maiores economias do mundo. Recentemente, para além da compra de soja, a China deu isenções também para a aquisição de carne de porco americana. Espera-se que sejam importadas cerca de 100 mil toneladas de carne.
Esta cedência pode abrir caminho a um entendimento entre os dois países, no encontro de dois dias marcado para 10 e 11 de outubro. Agora, espera-se que Washington ceda também em alguns pontos, para diminuir a tensão entre os dois países e travar o impacto da guerra comercial na economia mundial.