Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Casalinho: Juros de Portugal "ainda vão descer um bocadinho mais"

A presidente do IGCP antecipa que as taxas de juro da dívida pública continuem a cair. Em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, Cristina Casalinho não se atreve, contudo, a avançar com patamares.

Miguel Baltazar/Negócios
08 de Março de 2015 às 16:38
  • ...

Cristina Casalinho acredita que os juros da dívida portuguesa, que têm vindo a tocar mínimos históricos consecutivos, ainda têm margem para descer. Podem continuar a cair, num movimento suportado pela actuação do Banco Central Europeu, que dá início ao programa de compras esta segunda-feira, mas não define até onde. Diz que se arriscasse um patamar, falhava.

 

As "yields" da dívida nacional "ainda vão descer um bocadinho mais", diz a presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP). Até quanto? "Não vou avançar com patamares. De certeza que vou falhar", acrescentou em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo. Casalinho revelou que no IGCP tentaram prever até onde poderiam descer as taxas e todas as estimativas foram "pulverizadas".

 

Portugal tem realizado emissões de dívida de longo prazo, contando sempre com taxas mínimas. No mercado secundário, as obrigações do Tesouro a 10 anos chegaram, no final da semana passada, a apenas 1,663%, movimento que resulta em grande medida, à saída do programa de resgate, mas também à queda da inflação e às "declarações muito contundentes" do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.

Ver comentários
Saber mais juros dívida empresas nacional BCE Mario Draghi
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio