Notícia
Bruxelas inicia investigação sobre suspeitas de manipulação dos mercados de dívida
A Comissão Europeia abriu uma investigação preliminar para averiguar se houve manipulação no mercado de dívida garantida pelos Estados.
Bruxelas iniciou uma investigação preliminar sobre uma eventual manipulação de mercado e possíveis práticas de cartel num segmento do mercado de dívida que vale 1,5 biliões de dólares (cerca de 1,3 biliões de euros), segundo o Financial Times. As diligências da Comissão Europeia surgem numa altura em que também as autoridades britânicas e norte-americanas iniciaram investigações semelhantes.
As dúvidas de Bruxelas estão relacionadas com o mercado de dívida garantidas pelos soberanos, como obrigações emitidas por entidades supranacionais, por entidades públicas ou por governos regionais. Este mercado vale 1,5 biliões de dólares.
A Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia enviou questionários a vários participantes do mercado sobre uma possível manipulação daquele mercado. As investigações das autoridades a este segmento de mercado surgem após os casos de manipulação de taxas interbancárias, como a Libor, e dos mercados cambiais.
Entre os bancos que estão a ser investigados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos devido a eventuais manipulações do mercado de dívida estão o Credit Agricole, o Nomura e o Credit Suisse, segundo o Financial Times.