Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brisa e Cimpor impulsionam Euronext Lisbon em dia de «fraca liquidez»

A bolsa nacional continua a negociar em subida, com o PSI-20 a crescer 0,21%. A Brisa e Cimpor ajudavam a manter o índice – que já ficou um novo máximo do ano - acima do valor de fecho de segunda-feira. A Electricidade de Portugal (EDP) liderava as perdas

23 de Dezembro de 2003 às 13:09
  • ...

A bolsa nacional continua a negociar em subida, com o PSI-20 [PSI20] a crescer 0,21%. A Brisa e Cimpor ajudavam a manter o índice – que já ficou um novo máximo do ano - acima do valor de fecho de segunda-feira. A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] liderava as perdas.

O índice PSI-20 marcava 6.6668,51 pontos, com 8 acções em subida, sete a descer e as restantes cinco inalteradas, num dia em que já bateu o máximo do ano nos 6.683,18 pontos.

«Na sessão de hoje não há nada a destacar a não ser a fraca liquidez que, de resto, tem sido característica desta segunda quinzena de Dezembro», afirma Francisco Guarmon, da Probolsa.

Muitos investidores estão já ausentes do mercado, dado ser esta a semana do Natal. Amanhã a bolsa estará aberta apenas meia sessão e só voltará a negociar na próxima segunda-feira.

A Cimpor [CIMP] crescia 1,23% para 4,12 euros, depois de a Lafarge ter anunciado que no negócio de venda da sua posição de 40,9% do capital da espanhola Molins está contemplada a compra dos 2,64% do capital da Cimpor detidos pela Molins.

Segundo os analistas do BPI, «esta aquisição demonstra o interesse da Lafarge na Cimpor». A Cimpor negociava com uma liquidez de 4.945.235 acções, depois de, às 11h51, se ter realizado uma passagem única de 4,86 milhões de títulos.

A EDP [EDP] era o papel que mais pressionava o índice, caindo 0,48% para os 2,06 euros. A Rede Eléctrica Nacional (REN) deve ficar com o terminal de gás natural liquefeito de Sines, actualmente no poder da Galp, defendeu o presidente da empresa, José Penedos, em entrevista à edição de hoje do Jornal de Negócios.

O BCP [BCP], que iniciou a sessão em queda, tinha já recuperado, regressando ao valor de fecho de ontem nos 1,76 euros, um dia depois de ter sido noticiado montante de investimento necessário para o banco português acompanhar o aumento de capital do banco Sabadell. O valor ascende a 102 milhões de euros.

O Banco BPI [BPIN] continuava no topo dos títulos mais líquidos, mas a perder 0,35% para os 2,87 euros, com 4,4 milhões de acções a mudarem de mãos.

A Brisa [BRISA] era a maior contribuinte para a valorização do índice principal da bolsa portuguesa, crescendo 0,95% para 5.30 euros. A Portugal Telecom (PT) [PT] seguia a acumular 0,13% para 7,73 euros.

Hoje, vai ser divulgada a estimativa final para o PIB norte-americano no terceiro trimestre que se situa nos 8,2% e os analistas prevêem que se mantenha. Relativamente ao índice de confiança do consumidor da Universidade de Michigan, que será anunciado às 14h50, os analistas consultados pela Bloomberg esperam um aumento de 89,6 para 90,6 pontos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio