Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias caem com receios de aumento na regulação

As praças europeias fecharam em queda pela terceira vez em quatro dias, depois da Alemanha ter anunciado a proibição do "naked short selling". Esta medida veio estimular os receios do aumento da regulação.

19 de Maio de 2010 às 18:29
  • 1
  • ...
As praças europeias fecharam em queda pela terceira vez em quatro dias, depois da Alemanha ter anunciado a proibição do "naked short selling". Esta medida veio estimular os receios do aumento da regulação.

A reguladora alemã dos serviços financeiros, a Bafin, anunciou ontem a proibição da venda de alguns produtos derivados que são usados para especular contra acções e obrigações. A medida vai estender-se a 10 bancos e a seguradoras, como também a “naked credit-default swaps” nos países da Zona Euro.

Esta medida fez com que a banca fosse o sector que mais tenha caído. O Deutsche Bank e o Banco Santander lideraram as quedas do sector bancário. O banco alemão caiu 2,9% para 48,40 euros e o banco espanhol depreciou 2,6% para 8,52 euros.

A chanceler alemã, Angela Merkel, prevê alargar a proibição aos restantes estados-membros da União monetária, afirmando que o euro é um risco e de que a União Europeia tem que fazer face a esta enorme mudança e que pode ter consequências “incalculáveis” se os ministros das Finanças europeus não concordarem.

“Se a reguladora alemã dos serviços financeiros, BaFin, tinha intenções de acalmar os mercados, não tinha proposto esta medida”, afirmou o economista, Holger Schmieding, da Bank of America Merrill Lynch, citado pela Bloomberg.

“A regulação financeira está a acontecer , é só um assunto em que os políticos e burocratas têm de trabalhar o melhor possível para implementarem as suas escolhas”, referiu o estratega responsável pelos investimentos do Barclays Wealth.

O Europe Stoxx 600 caiu 3,02% para 243,71. O espanhol IBEX caiu 2,61% para 9.376,50 pontos e o inglês FTSE recuou 2,81% para 5.158,08 pontos. O francês CAC desvalorizou 2,92% para 3.511,67 pontos e o DAX perdeu 2,72% para 5.988,67 pontos.



O índice grego FTSE/ASE20 escapou às quedas, apreciando 0,87% para 794,27 pontos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio