Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BIGonline permite «short-selling» sobre PT, EDP, BCP e Sonae

A BIGonline, unidade «online» do Banco de Investimento Global, lançou o primeiro serviço de «short-selling» através da Internet em Portugal. As vendas a descoberto podem ser realizadas sobre algumas acções das principais Bolsas mundiais.

20 de Fevereiro de 2003 às 08:39
  • ...
A BIGonline, unidade «online» do Banco de Investimento Global, lançou o primeiro serviço de «short-selling» através da Internet em Portugal. As vendas a descoberto podem ser realizadas sobre algumas acções das principais Bolsas mundiais.

Entre os títulos portugueses, o BIGonline vai disponibilizar as posições curtas sobre as acções da Portugal Telecom, EDP, Banco Comercial Português e Sonae SGPS.

Nos mercados internacionais, os títulos da Nokia, da Alcatel, da Deutsche Telekom, da Microsoft e da Cisco vão poder «shortados» pelos investidores clientes do BIGonline.

Além desses, o banco ainda permite as vendas a descoberto sobre o «tracker» do Nasdaq-100, normalmente conhecido por QQQ nos mercados financeiros.

O «short-selling» consiste na venda de títulos que o investidor não possui, procurando obter mais-valias com a desvalorização do título. Na prática, o investidor vende o título antes de o ter e só depois é que a compra é efectuada.

Num cenário de queda de mercados, este instrumento é especialmente interessante. «É interessante para os investidores, especialmente o BCP, que têm tido uma forte tendência de queda», afirmou um operador de uma corretora independente.

«Já era possível shortar títulos internacionais pela Internet através de corretoras estrangeiras, mas as portuguesas ainda não», concluiu.

O BIGonline dirige este serviço particularmente aos «day-traders», que procuram oportunidades de investimento ao longo do dia. O banco permite uma exposição de quase o dobro do capital disponível.

«Com a possibilidade de dar ordens de short-selling online acreditamos que o day-trading pode chegar a um conjunto alargado de investidores particulares, uma vez que tanto podem investir na subida como na descida de determinado título, podendo desse modo beneficiar de técnicas de investimento até agora reservadas a grandes investidores», refere o comunicado do banco. O BIGonline foi o primeiro a lançar a corretagem «online» e o «day-trading» em Julho de 1999.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio