Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BHP Billiton aumenta OPA sobre a Rio Tinto para 99,9 mil milhões

A BHP Billiton, a maior companhia mineira do mundo, reviu em alta o valor da OPA hostil que lançou sobre a Rio Tinto para 147,4 mil milhões de dólares (99,9 mil milhões de euros), depois da chinesa Chinalco ter ameaçado frustrar a operação ao adquirir uma

06 de Fevereiro de 2008 às 09:57
  • ...

A BHP Billiton, a maior companhia mineira do mundo, reviu em alta o valor da OPA hostil que lançou sobre a Rio Tinto para 147,4 mil milhões de dólares (99,9 mil milhões de euros), depois da chinesa Chinalco ter ameaçado frustrar a operação ao adquirir uma participação na Rio Tinto.

A companhia australiana aumentou a oferta para um rácio de 3,4 acções por cada uma da Rio Tinto, avaliando a empresa mineira em 147,4 mil milhões. Depois de anunciar a revisão em alta da contrapartida da OPA, os títulos da BHP Billiton afundaram mais de 7%, a maior queda diária desde 1987.

Com esta revisão, a BHP Billiton tenta garantir o sucesso da operação, já que a uma fusão entre as duas companhias criaria um rival à brasileira Vale do Rio Doce, passando a ser a maior fornecedora de minério de ferro (com uma quota de 36%), numa altura em que a forte procura por parte da China está a fazer disparar o preço da matéria-prima.

A compra de uma participação da Chinalco no capital da Rio Tinto foi a principal razão para a revisão da oferta foi BHP Billiton. A empresa australiana sentiu-se ameaçada pela companhia chinesa, e optou por melhorar a proposta de aquisição, hostil, para tentar garantir o sucesso da oferta.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio