Notícia
Ataque a plataforma nigeriana faz disparar preços do petróleo
As cotações do petróleo estão a subir fortemente, na sequência de um ataque contra uma plataforma petrolífera da Nigéria e devido às dúvidas quanto à possibilidade de o Irão suspender o seu programa nuclear – o que aumenta os receios de que a oferta de cr
As cotações do petróleo estão a subir fortemente, na sequência de um ataque contra uma plataforma petrolífera da Nigéria e devido às dúvidas quanto à possibilidade de o Irão suspender o seu programa nuclear – o que aumenta os receios de que a oferta de crude possa ser cortada.
O West Texas Intermediate (WTI) [cl1], negociado em Nova Iorque, ganha 1,86% para os 71,65 dólares. Em Londres, o «brent» [co1], que serve de referência para as importações europeias, valoriza 1,63% para os 70,52 dólares.
Oito pessoas foram raptadas da plataforma operada pela norueguesa Fred. Olsen Energy, segundo a empresa, citada pela Bloomberg. Mais de um quinto da produção nigeriana já foi suspensa este ano devido aos ataques dos rebeldes do país.
Com efeito, os ataques a instalações petrolíferas operadas pela Royal Dutch Shell e por outras empresas resultaram na suspensão de 631.000 barris por dia este ano. Actualmente, continuam em défice mais de 550.000 barris diários.
As principais subidas do petróleo têm tido como pano de fundo as perturbações no fornecimento de crude da Nigéria e os receios de que o Irão possa reduzir as suas exportações se houver sanções por parte da ONU devido ao seu programa de enriquecimento de urânio.