Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Aposta em "cogumelos mágicos" deixou um investidor 316 milhões mais rico

Angermayer comemorou o IPO com um post nas redes sociais com uma foto da sua primeira tatuagem - a estrutura molecular da psilocibina.

27 de Setembro de 2020 às 20:23
  • ...

Christian Angermayer gastou anos a convencer investidores céticos da promessa de substâncias psicodélicas para tratar doenças mentais. Os seus esforços foram recompensados esta semana, com 316 milhões de dólares.

É o valor da sua participação de cerca de 22% na Compass Pathway, depois das ações da empresa mais do que duplicarem de preço nos dias seguintes à oferta pública inicial realizada a 18 de setembro.

Angermayer, de 42 anos, foi o primeiro investidor da Compass, uma startup do Reino Unido que procurava a aprovação da FDA, que regula fármacos e alimentos nos EUA, para usar a sua formulação de psilocibina, o ingrediente ativo dos chamados cogumelos mágicos, para depressão resistente a tratamento.

Quando o empresário alemão colocou dinheiro na empresa em 2017, a startup valia 16 milhões de dólares. Na sexta-feira, as ações da Compass eram negociadas a 40,55 dólares às 9h33 no horário local de Nova IOrque, avaliando a empresa em cerca de 1,4 mil milhões de dólares. Angermayer comemorou o IPO com um post nas redes sociais com uma foto da sua primeira tatuagem - a estrutura molecular da psilocibina.

 

 

"Mesmo antes da Covid-19, a epidemia de saúde mental avançava com força", disse Angermayer numa entrevista em junho. "Pense nisto: 350 milhões de pessoas vivem com depressão, 150 milhões dos quais são resistentes a tratamento; outros 40 milhões vivem com ansiedade, da qual podemos apenas tratar os sintomas; e 240 milhões dependem de substâncias que vão do álcool aos opioides."

Angermayer começou no setor de biotecnologia em 2000, quando deixou a faculdade para ajudar a fundar uma empresa chamada Ribopharma, que se uniu à Alnylam Pharmaceuticals três anos depois.

Investe noutras empresas de biotecnologia, robótica, fintech, blockchain e tecnologia espacial através do seu family office, o Apeiron Investment Group, que usa 500 milhões de dólares dos seus fundos pessoais e gere 300 milhões de dólares de terceiros.

O investidor apresentou os fundadores do Compass, George Goldsmith e Ekaterina Malievskaia, a Lars Wilde, que agora atua como presidente da empresa. Angermayer controla a sua participação na Compass através da ATAI Life Sciences, uma empresa de medicina psicodélica que fundou em 2018.

A ATAI procura uma variedade de tratamentos para transtornos de saúde mental, incluindo depressão, transtorno de stress pós-traumático, dependência e ansiedade usando drogas como psilocibina, R-cetamina e ibogaína. A empresa está prestes a fechar uma rodada de financiamento pré-IPO de 50 milhões de euros e estuda uma oferta pública inicial nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2021, de acordo com fontes a par dos planos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio