Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

APA diz recuo na tributação mais-valias insuficiente para melhorar BVLP

A Associação de Pequenos Accionistas (APA) considera que «mesmo que a tributação das mais-valias fosse revogada, a situação da Bolsa não se iria alterar», revelou ao Negocios.pt o presidente da APA, após reunião tida ontem com o Governo.

19 de Junho de 2001 às 14:29
  • ...
A Associação de Pequenos Acionistas (APA) considera que «mesmo que a tributação das mais-valias fosse revogada, a situação da Bolsa não se iria alterar», revelou ao Negocios.pt Carlos Santos, o presidente da APA, após reunião tida ontem com o Governo, para discutir a descapitalização da Bolsa nacional.

Em declarações ao Negocios.pt, a entidade que defende os interesses dos pequenos investidores afirma exigir do Governo um forte sinal positivo para contrariar a actual situação do mercado de valores.

«É necessário um sinal satisfatório de maior amplitude do que o sinal negativo que o Executivo com a reforma fiscal e a tributação das mais-valias», explicou Carlos Santos, presidente da APA.

Segundo a mesma fonte, a solução da Bolsa portuguesa passa pelas privatizações e na «entrega aos privados da gestão de algumas empresas».

No entanto, Carlos Santos explica que «não há receita mágica, sejam quais forem as medidas tomadas»

Em entrevista, na passada semana, ao Negocios.pt, Carlos Santos explicou a sua oposição ao facto de o Governo ter aumentado despropositadamente os impostos, prejudicando a actuação dos investidores.

O presidente da APA explicou que «para além da conjuntura internacional, da pequenez do mercado português, e a sua pequena liquidez» - motivos que aponta como «normais» -, «o aumento de impostos é um dos grandes entraves à capitalização de Bolsa portuguesa.

O PSI20, principal índice de referência da Bolsa nacional, soma perdas acumuladas de 20,85% desde o início do ano, sendo o quarto pior a nível mundial durante aquele período.

Carlos Santos fez referência à «falta de clareza» com que o Estado tem agido em certas situações, nomeadamente na privatização da Cimpor.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio